Silti+Arquitetura: Vantagens de construir a sua casa com o recuo maior
* Por Larissa Michels – L2M Arquitetos Associados
Você sabia que as Prefeituras exigem, a partir do Plano Diretor, regras básicas do zoneamento das cidades com recuos mínimos para construção? O recuo frontal denomina o espaço que deverá ser respeitado entre a calçada e o início da parede de uma casa, sem a possibilidade de construção. Na região de Criciúma, há a necessidade de construir com quatro metros de recuo de frente, 1,5 metro nas laterais e 1,5 metro de fundos.
Mas por que utilizar um recuo maior como neste projeto desenvolvido pelo escritório para a Silti no bairro Imigrantes, em Criciúma? Tudo porque os moradores gostariam de fazer futuramente um espaço de garagem e uma passagem lateral para salão de festas.
O mais indicado é deixar este espaço de recuo mais livre como área verde, para que depois possam ser feitas outras melhorias no imóvel. Neste projeto de 75 metros quadrados, optamos por colocar 6,20 metros de afastamento para futuramente receber outras inovações.
Para desenvolver um projeto como este, na análise é importante considerar o tamanho do terreno e principalmente o tamanho da construção que você pretende fazer. Com essas informações em mãos é possível então decidir qual abordagem usar visando evitar problemas futuros como infiltrações, falta de espaço externo, possíveis problemas com vizinhos, entre outros casos.
Sendo assim, para você que opta pelo afastamento/recuo que permite um maior controle do imóvel, maior ventilação e maior iluminação, peça orientação de um arquiteto e engenheiro para construir a sua casa.
Larissa Michels é arquiteta da L2M Arquitetos Associados